Surgimento da Trilha Sonora no Cinema

posted July 25, 2017

Last updated on Jan 30, 2021

O surgimento da trilha sonora no cinema se dá a partir do momento em que os criadores ou produtores viram a necessidade de adequarem a sonoridade as telas, ou seja, os primeiros filmes a ter uma trilha sonora eram bem diferente do que é hoje no cinema, antigamente a música não correspondia muito bem ao filme, portanto não havia harmonia entre a música e as imagens exibidas.

Algo bem interessante que podemos notar, é que lá no comecinho, as músicas eram tocadas ao vivo ali mesmo enquanto o filme era projetado na tela, e acompanhado por muitas vezes de orquestras ou pianos.
Abaixo você pode ter uma ideia de como era:

Hoje podemos ver e ouvir como a trilha sonora é tão fundamental em um filme, pois elas nos trazem a sensação de estarmos juntos ali com o personagem. Quantas e quantas vezes não nos sentimos em ira, medo, raiva, paixão e por vai…
Tente assistir um filme sem som é difícil hein? pois é, de fato é muito ruim, com a exceção dos filmes hiper-realistas onde não há necessidade de ter o fundo musical.

Cada vez que essa prática de compor músicas se tornou popular, a indústria cresceu de tal forma que hoje vemos super-produções apenas para gravar algumas faixas sonoras de seus filmes.

Como eu amo essa trilha sonora! 🙂